sábado, 24 de abril de 2010

Por que o Brasil Comics acabou?


Toda vez que saio na rua as pessoas me perguntam por que o site Brasil Comics saiu do ar,

então para acabar com isso, vou escrever aqui o que levou ao fim do site.
Bom, pra quem não conhece o Brasil Comics tinha como objetivo ser um guia util, prático e

informativo para todos, ele reunia pela primeira ver informações sobre os super-heróis dos

quadrinhos brasileiros num único site, e também listava os personagens cômicos e os heróis

brasileiros da TV, cinema, etc.


Os próprios leitores ajudavam na pesquisa sempre me enviando algum personagem que faltava,

enquanto eu "caçava" o que encontrava pelos confins do universo da net. Foi mais ou menos

quando os artistas passaram a enviar suas obras, mas é aí que a porca torceu o rabo.

Eles me mandavam mal e porcamente um endereço (na maioria das vezes), aí eu tinha um

trabalhão pra colocar as informações de modo que coubesse no BR Comics, assim eu fazia com

prazer, pois ficava feliz de ver que tinham pessoas conhecendo heróis que ninguém imaginava.


Nessa época o site Batman A Trajetória era um grande aliado, pois já fazia sucesso, como o

único que reunia todas as faces do Cavaleiro das Trevas. E chamava para o BR Comics um

publico que curtia hqs, mas não sabia dos heróis nacionais.
O que começou a me irritar é que nenhum artista sequer respondia a um e-mail depois que era

publicado e ninguém sequer citava alguma criação minha como o Jou Ventania. É como se os

cara tivessem me fazendo um favor.


Eu encontrei algumas pessoas bacanas, mas a frutação foi se tornando cada vez maior que a

satisfação. Tinha nego pra tudo, falar mal do estilo do site, mas porque não se juntava a mim e

cuidava da estética?


Não falar mal é melhor. Nego reclamava do título em inglês, primeiro, na época da criação, eu

não sabia que existia um movimento nacionalista envolvido, segundo, o site era para ser algo

mundial e que atraisse principalmente os leitores dos "comics" norte-americanos que nem

sabiam da existencia do mercado brasileiro. Enfim, teve de tudo. Menos um "obrigado", ou pelo

menos uma ação recíproca de divulgação de personagens. Não houve porra nenhuma.


Aí quando o Jou Ventania começou a chamar um pouco de atenção começaram a malhar,

dizendo que era uma cópia do Batman. Porra, nego nem leu a história. E olha que 99% dos

personagens destes caras tem alguma influência de heróis norte-americano na cara dura. Eu

garanto, afastei do Jou Ventania o máximo o estigma de Batman, em histórias que não estão na

net.
Pô, e na boa, não preciso disso.


Primeiro, pq eu não ganho nada com isso. Eu há anos venho divulgando os personagens de

várias pessoas, algumas pedem, outras não, sem restrições, sem panelinhas, mas quando tem

algum evento, nunca divulgam o Jou Ventania e qaulquer outro personagem meu. Tirando alguns

poucos amigos, a grande maioria simplesmente ignora a existência dos meus personagens. Isso

me tirou o animo de continuar.


Coisa que não acontece com Batman a Trajetória, apesar de algumas pessoas de outros sites

ignorarem a existência dele, tem muita gente boa que ajuda a divulgar o site.Segundo, não sou

webdesigner, meus conhecimentos são puramente por prazer, e apesar das pessoas falarem por

aí, das facilidades de se aprender novos "truques", eu simplesmente não tenho tempo. Pelo

menos não tão cedo.


E como eu disse acima, não ganho nada com o site, ele é só um hobby. O tempo que eu ainda

tenho, uso para fazer pesquisas, para enriquecer o conteúdo. Minha vontade era que o site fosse

mais adequado e que houvesse um padrão melhor para as informações, mas não é fácil

consegui-las.


Coloco o que posso.O ideal era ter uma parceria, onde eu pudesse me preocupar com a

pesquisa, enquanto a outra pessoa se preocuparia com o estilo do site. Já tentei várias vezes

parcerias com pessoas que vinham se oferecer. E não dá certo. Dificilmente uma parceiria via

internet corre bem, então desisti. E não vou fazer parceria com ninguém da internet, pelo menos

nesse sentido.Se um dia, pelo meu caminho, eu cruzar com alguém que queira fazer na "vida

real", ai sim.


Claro que eu gosto do trabalho, comecei com uns 17 anos, estou com 23 agora, na época não

havia outro site assim, e eu achava que pessoas que não curtiam hq nacional, ou que

simplesmente nem sabiam que existia artistas desse segmento, encontrariam o BR Comics e

conheceriam esse mundo.Deu certo nesse sentido. Acho que a idéia já cumpriu seu papel.

Aí, eu coloquei um tópico na comunidade no Orkut do site e do Jou Ventania que estava

pensando em terminar o Brasil Comics, algumas pessoas deram suas opiniões. O negócio é

que eu não ia tirar do ar, só ia parar de atualizar e um dia ia sair do ar.

Mas, é aí que aconteceu uma coisa engraçada...

Mesmo assim eu continuava a fazer atualizações no site, foram mais de cem nesse período,

mas elas não entravam no ar. Aí eu perguntei pro provedor, o HPG, o que poderia estar havendo
e não responderam.

Até que um belo dia, o site estava fora do ar.

Por que eu não sei até hoje.

Seja como for eu fiz minha parte pela HQ nacional, bem ou mal feita foi o que deu pra fazer.

Agora espero que os fodões que falaram merda pra caralho levantem o bumbum e façam melhor.

Mostrem que vocês tem culhões e façam melhor que eu. Calem minha boca.

Vocês são uns merdas!

Bom, pessoal, vocês que não tem nada haver com isso, o site acabou, mas a comunidade no

Orkut continua quem quiser é só entrar:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=13082584

E eu Vendo Conteúdo completo do site

:http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=13082584&tid=2568353179876221761&sta

rt=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário